segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Força de vontade honesta é fundamental!

Pois é, na minha postagem anterior acabei falando de uma ótima dica que tem me ajudado muito a não fumar: lembrar sempre, principalmente na fissura, de que a crise de abstnência passa em alguns minutos.

É isto, mas tem uma dica que considero mais importante ainda e que acabei de ser lembrando lendo um comentário: manter firme a força de vontade em parar de fumar.

Para mim esta força de vontade teve que ser tirada lá das minhas mais remotas profundezas para se contrapor à vontade de fumar, numa forma de desafio. Foi isto que me manteve e me mantém ainda firme no objetivo. Para dar motivos firmes a esta força de vontade eu fiz um tipo de contrato comigo mesmo, um acerto em que relacionei todas as coisas boas que percebia estar ganhando em deixar de fumar X o meu longo casamento com o cigarro.

Lia esta lista em voz alta para mim mesmo durante os períodos de fissuras (principalmente no primeiro mês), e me perguntava: "Eu quero voltar a fumar?". A resposta foi e continua sendo "Não", mas me lembro bem que o "não" não podia ser vazio, tinha que ressoar a lembrança do meu desejo sincero de parar de fumar, porque senão a força do desejo de fumar poderia me levar a uma recaida.

Tenho consciência de que ainda estou em área de perigo, mas com o passar dos dias vejo que tem ficado bem mais fácil em continuar respondendo "não" para o cigarro.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A crise de abstinência passa em até 5 minutos

Eu já disse aqui, em algumas de minhas postagens, que li muita coisa, quase tudo que vi na internet sobre deixar de fumar.

Há coisa demais escrita por gente que se diz especialista em ajudar aos que desejam parar de fumar, mas que são meio papagaios, repetidores do que ouviram falar e falam muita bobagem; pensam que os fumantes são assim meio sem noção, meio idiotas, que aceitam aconselhamentos absurdos, além de inventar e repetir bobeiras que apresentam como verdadeiras, mas sem o mínimo de evidências que lhe deem alguma credibilidade. Acho que boa parte deste besteirol vem de uma característica de nossa sociedade atual que parece dividir-se em 2 grupos: os especialistas e os idiotas, com o agravante de que muitos idiotas se passam por especialistas e muitos especialistas se esquecem que estão tratando com seres humanos!

Por isto cheguei à conclusão de que o que realmente ajuda, muito mais do que qualquer "bom" conselho, são os depoimentos das experiências dos que resolveram deixar de fumar e estão na luta em permanecer como não fumantes. Boa parte destes depoimentos estão escritos em blogs, que funcionam como se a gente estivesse num grupo de ajuda mútua. Alguns destes blogs, como o do Vinho Sem Cigarro, li todas as postagens. Foi isto que me incentivou a escrever aqui e tem sido um dos fatores que me manteve firme em não fumar durante estes últimos 4 meses.

Uma das dicas mais importantes para mim, que devo ter lido num destes blogs, é de que a fissura, aquela vontade louca de fumar passa! Ela dura até uns 5 minutos, mas passa. Para o fumante, em crise de abstinência, a sensação é de que aquele desejo maluco de fumar não vai passar NUNCA! E a verdade é que passa sim. Nestas horas eu botava uma bala na boca e ficava me lembando de que aquilo, que parecia apertar a minha garganta, ia passar! Olha só, já estou falando como se fosse passado. Acho que isto é bom. Muito raramente tenho sentido alguma vontade forte de fumar.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

4 meses sem fumar


Cheguei ao 4o mês sem fumar! Isto me deixa muito feliz, pois minha saúde ganha e também sinto que continuo firme na minha disposição de largar o cigarro. Viva!

Nestes 4 meses (122 dias), deixei de fumar aproximadamente 3416 cigarros que teriam me custado algo próximo de R$ 615,00. Para deixar registrado aqui este valor equivale a 1,32 salário mínimo vigente, que daria para comprar mais de 50 kg de carne boa para churrasco ou ainda umas 560 latas de 360ml de cerveja pelo preço atual nos supermercados. Caraca! Que festa hein?!

Agora o desejo de fumar está muito mais discreto. Não tenho mais fissura e a vontade que de vez em quando ainda dá as caras é aquela da associação, como por exemplo, quando fico um pouco preocupado por algum motivo, ou comi alguma coisa, ou tomei um café. Nem sempre, mas as vezes ainda chupo uma balinha quando isto ocorre. Tá bem mais fácil, é uma vitória, mas não convém descuidar.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Curiosidade II - Nicotina vem de Nicot



O hábito de fumar surgiu nas Américas em tribos de índios. Era uma prática permitida apenas ao pajé, o líder espiritual, porque eles acreditavam que a fumaça do tabaco tinha poderes terapêuticos.

Já a nicotina, alcalóide presente na folha do tabaco, tem este nome graças a Jean Nicot, embaixador francês em Portugal, que em 1560 enviou as primeiras sementes do tabaco à rainha Catarina de Médicis, com intuito de aliviar suas enxaquecas. Isto ajudou a espalhar o hábito de fumar cachimbo pela Europa, pois acreditava-se que o fumo ajudava a curar uma lista enorme de doenças!

Depois do cachimbo veio o charuto, rapé e o cigarro de papel industrializado. E agora temos até cigarro eletrônico!

sábado, 21 de novembro de 2009

Mentiras sinceras

As vezes penso que troquei o cigarro por bala, mas não é bem assim!! Sem a bala eu consigo ficar numa boa, mas sem o cigarro eu não ficava não!

Eu sempre tinha um maço fechado por perto para evitar que faltasse, principalmente à noite, senão eu saia para comprar em algum boteco! Era ruim só de pensar em ficar sem fumar... que maluquice isto! O vício toma parte da nossa liberdade de decisão, que pouco parece importar enquanto se continua fumando!

Penso agora que fumar é algo como uma prisão com a porta aberta, onde a gente se mantém sem se dar conta, assim meio que tomado de uma certa inconsciência das "mentiras sinceras" que usamos para justificar o vício.

O mais irônico é que eu fumava Free, que entre outros significados pode ser traduzido para livre, independente, liberto! (hahahaha!!!)

Nós, seres humanos, somos mesmo muito paradoxais! (hahahaha!!!)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Curiosidade I


O tabaco foi levado da América para a Europa logo após os descobrimentos das terras do Novo Mundo. Em mais ou menos 50 anos o hábito de fumar se disseminou pelo velho continente e chegou ao Vaticano em 1561, com sementes que um cardeal chamado Prospero Santa Croce recebeu de Nicot. A erva do tabaco era chamada de "erva santa" ou "divina" e o cachimbo passou a ser usado durantes os ofícios, inclusive na Catedral de São Pedro. Era comum padres fumando cachimbo durante as missas, até que o Papa Urbano VIII editou uma bula proibindo o fumo nas igrejas.
Isto é mesmo engraçado! Fiquei imaginando um padre na missa com um cachimbo, esfumaçando todo o ambiente, feito um pajé na pajelança!!

domingo, 15 de novembro de 2009

Seguindo em frente!

Por tudo que li sobre tratamentos para largar o cigarro, hoje em dia há várias drogas que ajudam bastante. Eu andei pesquisando preços e não encontrei nada que na minha opinião seja em conta (ando meio duro ultimamente). Tudo é mais ou menos caro, desde os chicletes de nicotina quanto as várias opções de medicamentos receitados pelos médicos. Mesmo assim acho que pelo preço que se paga pelo cigarro acaba valendo a pena gastar em tratamentos que usam estes medicamentos.

Tenho um amigo que, em seu tratamento, tomou um tipo de antidepressivo chamado Bup e me disse que os seus dias ficaram mais "azuis", ajudando-o a ficar sem fumar.

Além da balas e chicletes eu também andei tomando um floral (doado por uma boa alma!) para dar uma levantada no meu humor, que andou um tanto "xarope" pela falta do cigarro.

E eu vou aqui seguindo na força de vontade de permanecer sem fumar. Cada dia parece ser mais fácil e espero continuar assim, sem me descuidar!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Balinhas!


Inicialmente, para despistar a vontade de fumar, eu chupei muita bala e chicletes (sem nicotina).

Eu comprei sacos de balas! Quando aparecia um pouquinho da vontade de fumar eu mandava uma balinha prá boca.

Agora eu já diminui bastante, mas ainda tenho mantido por perto algo para adoçar a boca como substituto do cigarro.

Engordei, mesmo assim ainda vou manter por um tempo este hábito! Tem sido uma das coisas que me ajudam a manter o cigarro a distância.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O luto

Eu não tenho tido mais fissuras como quando parei. Aquela vontade maluca de fumar parece ter passado.

Mesmo assim vejo que a lembrança do cigarro em várias situações do dia a dia é mesmo o maior problema para a mente abandonar o vício. Esta junção que fazemos entre determinadas ações e o cigarro é difícil de apagar da memória; e isto teima em ativar a vontade de fumar. É preciso manter a disciplina da vontade contrária e não abandonar o barco!

A vontade não é mais como antes, mas agora ela parece ter a necessidade de ser satisfeita para acabar com uma "perda"! É isso mesmo, deixar de fumar leva a um sentimento de perda, como se houvesse um divórcio e uma certa tristeza pela separação. Um luto.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

100 dias!


Vi esta marca de 100 dias em inúmeros blogs como o meu. Ficava imaginando se chegaria ai! Eeee..... chegueeei !

Hoje estou há 100 dias sem fumar. Neste tempo deixei de fumar aproximadamente 2800 cigarros que teriam me custado, além da saúde, o valor de quinhentos e quatro reais.

11 anos já se passaram Dia 25 de julho sempre é lembrado como o dia que parei de fumar. Foram 31 anos fumando. Até a memória do cigarro já...